sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Doninha

Foi anunciado no site da banda o final dos Da Weasel, banda de Almada que se iniciou em '93 com Pacman (Carlos Nobre) a convencer o irmão Jay Jay Neige (João Nobre) a pegar no baixo e ajuda-lo a fazer um projecto com pés no hip-hop mas a mente aberta para tudo o resto, especialmente se o resto incluisse rock,hardcore ou punk.
Os primeiros companheiros foram Yen Sung (hoje uma dj de renome no panorama nacional) e Armando Teixeira ( já na altura membro dos Bizarra Locomotiva, que deixou entretanto tambem, e responsavel entre outras coisas pelos projectos Balla e Bullet)
Apanhei-os logo ai, com o primeiro ep 'More than 30 motherf***s', do qual tenho uma copia original de 94, uma das ao que parece 700 que alguma vez se fizeram, o trabalho nunca foi re-editado.



 Ja os Da Weasel iniciaram ai uma trajectoria que no que toca ao sucesso foi sempre a subir. Criativamente, quanto a mim apenas um passo ao lado com 'Podes fugir mas não te podes esconder', trabalho menor de 2001 que entrava demasiado na onda das letras faceis e do rock pesado facção Limp Bizkit que na altura dominava as tabelas. Antes 'Dou-lhe com a alma' em 95,quando a banda tinha ja adquirido Quaresma para a Guitarra e Guilherme para a bateria, '3º Capitulo' em '97 (o seu melhor trabalho, ainda hoje, quanto a mim, ja sem Yen e com Virgul, na altura um miudo, ja la irei...) e 'Iniciação a uma vida banal (o manual)' de 99 traçaram um percurso do melhor que temos por ca em qualquer especie de expressão musical. A decisão de após o primeiro ep largar o ingles revelou-se acertada pois Pacman revelou-se um excelente letrista, um contador de historias urbano que sem ser vulgar não era demasiado complexo na escrita e conseguia passar a sua mensagem, advinhava-se que um dia chegariam as grandes multidões. Os sucessos foram aparecendo e as prestações ao vivo foram fazendo crescer a base de fãs. Nisto Virgul foi determinante. O miudo entrou timido com 16 anos, mas a sua influencia na banda foi crescendo na banda e trouxe algo suplementar tambem  as pretações ao vivo, não so porque era um contra-ponto mais ajustado a voz e presença de Pac do que Yen, mas tambem porque a sua presença fisica e postura em palco pareceu desde logo conquistar muitas miudas, e todos sabemos como isso ajuda as carreiras...
Em 2004 'Re-definições',um regresso inspirado à boa forma, lançou-os para o patamar mais alto do sucesso em Portugal, com vendas na casa da platina, casa cheias e festivais por todo o lado. Chegaram aos coliseus e festejaram a editar 'Ao vivo nos coliseus', depois em 2007 'Amor escarnio e maldizer' continuou o estado de graça e chegaram a esgotar o pavilhão Atlantico, num acontecimento que mais uma vez foi editado neste caso ate com um duplo dvd a acompanhar.
Os concertos por esta altura eram ja um tudo-em-um dos menos de 40 anos em Portugal, via-se de tudo, mas os Da Weasel sempre foram muito fortes ao vivo, mesmo quando os publicos eram mais pequenos, mais militantes, menos conhecedores so dos sucessos e mais dos momentos escondidos. Jay e um grande baixista, por exemplo, e o facto de serem uma banda com instrumentos deixou desde logo de parte um dos problemas habituais ao transpor sons mais hip-hop para o palco sem perder 'calor'. Foi nos concertos que fui arrastando cada vez mais amigos para esta causa. Estavamos la por exemplo no Sudoeste em que Virgul partiu a perna ao entrar com um mortal(?!) no palco ainda durante o dia ou em várias prestações patrocinadas pelas camaras municipais dos arredores do Porto antes das garotas sub 16 quererem ser a 'nina'. São a banda que mais vezes vi ao vivo, para cima de dez de certeza. Custa pois, 17 anos depois saber que os Da Weasel  acabaram. Fica o cheiro da doninha no ar...

Pedaço de Arte ( a preferida.)

O receio que eu queira o teu relógio 
O receio, quando te pergunto as horas sentado no passeio 
Com essa expressão não me consegues enganar, 
leio na tua cara tudo o que estás a pensar 
Na minha testa vês escrita a palavra perdido, 
mas qual de nós os dois será exactamente o mais esclarecido? 
Aquilo que a tua mente censura, é a expressão de uma cultura 
tentaram abafá-la mas ela perdura 
Tudo o que tu vês fazer e depois te limitas a repetir, 
sem sequer te dares ao trabalho de parar e reflectir 
Tudo o que te ensinam na privada, jaula dourada, 
onde por bons rapazes a menina foi violada 
Tudo o que a mamã – que a trata por você desde bébé - 
lhe disse sobre a escumalha, sobre a ralé 
Tudo isso é verdadeiro como um O.V.N.I. de Marte. 
Enquanto aquilo que eu te trago é um pedaço de arte 

É estranho mas eu apanho que algo em mim dá-te tesão 
e é tão difícil aceitar essa sensação. 
Imaginas por momentos como seria, 
se te aventurasses a fazê-lo 
Quem sabe um dia se conseguisses experimentar sem ninguém dar por nada 
Na volta davas uma queca bem suada. 
Deixava-te virada, estás a delirar, com certeza, 
Pensa só numa mistura dessa natureza 
Passam–te pela cabeça as ideias mais tontas 
Deixa as aventuras para a pocahontas 
Afinal de contas nem devias estar sozinha a esta hora 
Mas a tua amiga normalmente não se demora 
e agora só te apetece dar um grito, 
um breve momento passa a ser infinito 
vai com calma 
Não quero que tenhas nenhum enfarte. 
Relaxa e aprecia este pedaço de arte 

Eu não quero nada de ti, nem de mão beijada, 
Fiz-te uma simples pergunta, mais nada 
O preconceito espelhado na tua face 
foi suficiente para que eu desde logo me assustasse 
irónico, mas enojas-me mais do que eu a ti 
Bastou-me um segundo e logo, logo percebi 
Nasci ontem mas passei a noite acordado 
Conheço as pessoas, 
de facto sou licenciado numa escola a que nunca terás acesso
, 
nem todo o dinheiro do mundo chega para o teu ingresso 
Guarda o teu medo e segue lá o teu caminho 
só queria saber se ainda estava a dar o Mariño *
Hoje quero ir ouvir um som doce como uma tarte 
e deliciar-me com mais um pedaço de arte. 


Pequeno este pedaço mas com tudo o que eu preciso 
desde palavras e sons até mesmo um improviso 
Puro como água, doce como uma tarte 
Faz então a tua porque eu já fiz a minha parte 



*Jose Marino apresentava o programa Repto, na Antena 3, dedicado ao hip-hop.

2 comentários:

  1. O primeiro concerto a que foi destes meninos, foi graças a ti, e confesso que a resmungar...depois rendi-me às evidencias, e durante muito tempo o 3º Capitulo foi minha companhia fiel.
    É com muita tristeza que soube desta noticia, até porque juntamente com os Ornatos eram sem duvida a melhor banda portuguesa de sempre.
    Ficam na memória concertos como o do Hard Club, Pavilhão atlantico na 1ªparte dos Red Hot...Rock in Rio onde milhares de pessoas cantavam as letras de todas as musicas, com uma força arrepiante...e todas as maravilhosas Queimas das Fitas que ficaram com mais encanto com estes concertos.
    Ainda me custa a acreditar....


    Sónia

    ResponderEliminar
  2. Apesar de não trilharem os caminhos da Masmorra, os Da Weasel por diversas vezes despertaram o olhar apagado de Mafarrico.
    Este ultimo diz que se recorda de uma prestação ao vivo no RnRio, em que os artistas em causa fizeram a 1ª parte dos Red Hot Chili Peppers e em que superaram os cabeças de cartaz.

    ResponderEliminar