quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2000 - 2009 pt 1

Fecha-se a porta a mais uma decada no dia de hoje. Para acabar o ano, o ultimo post com uma lista dos meus discos da decada. 50 para respeitar as regras que eu proprio criei quando desafiei o Tiago Fragata a fazer a sua lista para a Estante (www.estantevazia.blogspot.com). Agradeço tambem ao Marco e ao Nuno por terem aderido a iniciativa. Tenho orgulho de estar na Estante!
50 discos parecem muito, mas em dez anos apaixonamo-nos por muitos mais. De fora da minha lista ficam varios nomes que respeito muito. Alguns porque não dão assim tanta importancia ao formato album (Villalobos ou Tiga ou Skream por exemplo), outros por esquecimento...Mas fiz os possiveis para que não fossem muitos os que ficaram esquecidos...e se me lembrar farei aqui o publico 'mea culpa'.
Aqui vão, do 50 para o 11, que ao top 10 quero fazer comentarios individuais...Desculpem, mas tinha que explicar as minhas decisões, tanto trabalho me deram. A parte boa é que voltei a ouvir varios albuns que ja não ouvia ha algum tempo...

50- Herbert - Bodily Functions / Bjork - Vespertine / Animal Collective - Feels
49- The Cinematic Orchestra - Everyday
48- Junior Boys - Last Exit
47- Colder - Heat
46- Battles - Mirrored
45- Modeselektor - Happy Birthday!
44- Deftones - White Pony
43- Sofa Surfers - Encounters
42- Boozoo Bajou - Satta
41- Outkast - Stankonia
40- M.I.A. - Arular
39- Vitalic - Ok Cowboy
38- Sam The Kid - Pratica(Mente)
37- Beck - Sea Change
36- Beck - Modern Guilt
35- Interpol - Turn on the Brigt Lights
34- Boards of Canada - Geogaddi
33- Dj Shadow - The Private Press
32- Eminem - The Eminem Show
31- Panda Bear - Person Pitch
30- Vampire Weekend - Vampire Weekend
29- Jay-Z - The Blueprint
28- Arctic Monkeys - Favourite Worst Nightmare
27- Amon Tobin - Supermodified
26- J Dilla - Donuts
25- Soulwax - Nite Versions
24- White Stripes - White Blood Cells
23- The Strokes - First Impressions of Earth
22- Roots Manuva -Run Come Save Me
21- Burial - Untrue
20- Tv on the Radio - Dear Science
19- Matthew Dear - Asa Breed
18- Daft Punk - Discovery
17- The XX - XX
16- Franz Ferdinand - Franz Ferdinand
15- Clipse - Hell Hath No Fury
14- The Streets - A Grand Don't Come for Free
13- Outkast - Speakerboxxx/The Love Below
12- White Stripes - Elephant
11- Arcade Fire - Funeral

quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Balanço 2009

Este ano o arquivo aumentou em 74 cds e 48 vinis, para um total de 122 novos items.
O ano passado tinha sido 92-60 para os vinis num total de 152.
Portanto nestes dois anos 274 compras/ofertas com vantagem 140-134 para os vinis.

Aumento do Arquivo : Dezembro

Vinil :

The Clash - London Calling
Shackelton - 3 Eps
Julian Casablancas - Phrazes for the Young
Animal Collective - Fall Be Kind
XX - Islands
XX - Basic Space
The Stone Roses - Fool's Gold


Cd :

The Beatles - Rubber Soul
Va - 5 Years of Hyperdub
Buraka Som Sistema - FabricLive
Them Crooked Vultures - Them Crooked Vultures
Fever Ray - Fever Ray
Va - Cooperative Music Sampler Vol. 7
Linda Martini - Intervalo
Batida - Dance Mwangolé

Dvd :

Pink Floyd - Live At Pompeii

Radio Paralelo : Top 2009

Cá vai a minha lista de melhores albuns deste 2009 que agora finda :

1 - Animal Collective - Merryweather Post Pavillion
2 - The XX - XX
3 - Matias Aguayo - Ay Ay Ay
4 - Fever Ray - Fever Ray
5 - Va - 5 Years of Hyperdub
6 - Martyn - Great Lenghts
7 - Franz Ferdinand - Tonight
8 - Moderat - Moderat
9 - Raekwon - Only Built 4 Cuban Lynx Pt.2
10 - Arctic Monkeys - Humbug
11 - Shackelton - 3 Eps
12 - Va - Dark Was The Night
13 - Phoenix - Wolfgang Amadeus Phoenix
14 - Magda - Fabric
15 - Julian Casablancas - Phrazes for the Young
16 - Atlas Sound - Logos
17 - U2 - No Line on the Horizon
18 - Junior Boys - Begone Dull Care
19 - Prodigy - Invaders Must Die
20 - The Field - Yesterday and Today

terça-feira, 22 de dezembro de 2009

Cerca De Um Minuto De Euforia Irracional(Mas Merecida!)

Neste ultimo jantar do Melo de 2009, contra todas as previsões, apenas 7 deram a cara.
As conversas, entre receitas habituais e os traçados necessarios foram em grande parte sobre paixões ou temas apaixonantes. Politicas, religiões, muita musica e...futebol.
Em alguns, duvidas em perceber o porque da paixão. Em mim a certeza do não saber explicar o porque de alguns dos meus melhores momentos de euforia pura e inexplicavel estarem ligados a golos do Porto, o meu clube.
Falei de varios. Este, talvez o exemplo maior. Em Manchester. o Fcp defendia o 2-1 conquistado em casa, quando a perder por 1-0 e por volta dos 90 minutos, consegue o empate e a quase certa qualificação para a proxima fase da Champions, principal competição de clubes que viria contra todas as previsões a ganhar nesse ano.
Num cafe da cidade do Porto festejei o golo agarrado a um dos meus amigos de sempre literalmente em cima das mesas enquanto outros partiam copos com naturalidade...Classico!

2 videos:

Os comentadores na radio ilustram o golo de Costinha:




Os felizardos e corajosos portistas no estadio na melhor ilustração da tal euforia de quase um minuto:

segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Bancada SuperBock : Jornada 14

Um jogo mau, em grande parte por culpa do Porto. Entrou encolhido, com Guarin(sem qualidade para titular de uma equipa de oitavos de final de Champions) e com Hulk(ainda so fez duas boas exibições em jogos importantes pelo Porto, curiosamente as duas em Madrid...), tudo culpa, desta vez não desculpo, do professor Jesualdo. Com as dificuldades do Benfica nesta altura deviamos ter entrado para matar e depois descansar, como em Madrid. Assim e com mais uma distracção de Helton la perdemos...Mas a desilusão não foi tanto pelo resultado, mas mais pela atitude e pela fraca exibição. Os enganos continuaram na segunda parte com Jesualdo a enfraquecer o meio campo quando o devia reforçar...quando Belluschi(tem que ser titular seja qual for a relva!Carlos Martins so durou 66 min. mas enquanto durou foi dos melhores...)entrou, foi jogar para o lado de Fernando!!!
Para Lucilio, como sempre, nota fraca. Desta vez o erro mais flagrante é contra o Benfica(penalty claro por mão de Rodriguez), no outro lançe de possivel penalty (Hulk e C. Peixoto) acho que esteve bem ao não marcar, mas muitos erros tecnicos (algumas faltas marcadas ao contrario e cantos transformados em pontape de baliza ou vice-versa foram ridiculos) e muito mal desde o inicio ao perdoar amarelos. O primeiro saiu so aos 26 minutos quando devia ter saido logo aos 5 ou 6 quando Javi Garcia pontapeou uma bola à cara de Falcão. Saviola calcou Fucile e nada, Carlos Martins saiu depois de 3 faltas para amarelo aos 66 sem ver um unico, o mesmo acontecendo com Guarin. Felizmente é o ultimo ano de Sr. Lucilio antes da reforma. Até que enfim!

I Won't Do What You Tell Me!

Uma noticia do Blitz que vale a pena ler:

Rage Against The Machine vencem "batalha" de Natal em Inglaterra
Mais de meio milhão de pessoas compraram "Killing In The Name", de forma a destronar do top de Natal single do vencedor de concurso televisivo. RATM agradecem com concerto. Saiba mais.
Os Rage Against The Machine, com a música de 1992, "Killing In The Name", são os vencedores da "batalha" de Natal travada nas tabelas de singles inglesas, na passada semana.

A história é simples, ainda que bizarra, e passou por - através de uma campanha no Facebook e outras redes sociais - impedir que o vencedor do concurso televisivo X Factor, Joe McElderry, fosse o número um deste Natal com uma versão de Miley Cyrus, "The Climb".

Em Inglaterra, o número um de Natal, ou seja, a canção mais vendida na semana das festas, é uma verdadeira instituição da pop.

Ao final de uma semana renhida, os Rage Against The Machine acabaram por levar a melhor, vendendo mais de 500 mil downloads de "Killing In The Name", contra 450 mil cópias compradas do novato Joe McElderry.

No final, uma das grandes vencedoras foi mesmo a indústria discográfica britânica, que assim conseguiu a sua melhor semana de sempre no que toca a downloads pagos.

Entusiasmados com a vitória, os Rage Against The Machine já agradeceram o apoio - e as mais de 65 mil libras a entregar a uma instituição de apoio aos sem abrigo. De igual forma, a banda de Tom Morello e Zack de la Rocha promete cumprir a promessa que fez de, caso vencesse a disputa, dar um concerto grátis em Londres, no próximo Verão.

Em declarações à BBC Radio 1, o vocalista Zack de la Rocha mostrou-se "em delírio" com as notícias, elogiando o facto de "uma acção espontânea conduzida pelos jovens no Reino Unido ter derrubado este monopólio da pop tão estéril. Quando os jovens decidem passar à acção, são capazes de tornar possível aquilo que parecia improvável".

Os Rage Against The Machine causaram polémica na BBC Radio, de resto, ao interpretarem, em directo, "Killing In The Name", não seguindo as instruções da estação e cantando a tirada "fuck you I won't do what they tell me". A BBC Radio acabaria por pedir desculpa aos seus ouvintes pelos impropérios.

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Bancada SuperBock : Outra Vez Este Senhor?

Para o classico Benfica-Porto do proximo Domingo, o jogo mais importante deste ano de 2009 em Portugal, foi nomeado Lucilio Baptista, talvez o arbitro portugues mais polemico de sempre (juntamente com Bruno Paixão, claro...). Depois de anos seguidos a prejudicar o Porto em Alvalade (parecia que não havia outro arbitro para aquele jogo), ou de sozinho ter ganho o ano passado a taça da liga para o Benfica, ai esta ele de novo...
Não quero beneficios para o Porto, apenas uma arbitragem isenta ou (mais facil...), que pelo menos não tenha influencia no resultado.
Mas nomear Lucilio, que ja conta com 23(!) jogos entre grandes na carreira, e pelo menos outras tantas polemicas, para este jogo parece uma brincadeira de mau gosto para todos os adeptos que gostam de futebol, penso que ate aos benfiquistas incomodará...As imagens da taça da liga estão bem presentes...O gesto de Paulo Bento, a medalha de Pedro Silva...Enfim...

Para descontrair, 2 videos :

Primeiro os comentadores da Sic, sempre isentos, a comentar o lance da taça da liga :



Depois o mitico confronto com Paulo Bento :

terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Em Cheio!

Eu tinha esperanças que haveria justiça e a Pitchfork não falhou. 'My Girls' dos Animal Collective ficou com a musica do ano deste 2009.
Eis o texto que a acompanha :

"My Girls", the catchy, gloriously harmonized highlight of Merriweather Post Pavilion, is all heart-- arguably the most earnest expression of basic human want recorded in 2009. Panda Bear's promise to provide a proper house for his wife and young daughter, in the wake of his father's death-- "But to provide for mine who ask, I will, with heart, on my father's grave," he pledges-- yielded a blissful, near-ecstatic song that practically requires participation, be it hollering along (try to keep yourself from yelling a synchronized "ooooh!" after the chorus) or shimmying in your subway seat. Panda Bear and Avey Tare's harmonies here are warmer (and groovier) than most anywhere else in the band's catalogue, and the electronics are gentle and buoyant; in some ways, "My Girls" feels like a life preserver for people tottering on the precipice of adulthood. Panda Bear might be apologetic about his craving ("I don't mean to seem like I care about material things," he hedges), but "My Girls" is ultimately a celebration of the simplification-- of desire, of priorities-- that comes with growing up. --Amanda Petrusich

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Sub Focus

Desde que em 2005 assinou pela Ram Records de Andy C, o produtor inglês Nick Douwma, mais conhecido por Sub Focus vinha prometendo um album. Antes, porem, lançou pela respeitada label maxis de grande sucesso como 'X-Ray', 'Timewarp' ou 'Airplane', obtendo os favores dos seguidores do genero, tendo recebido o convite dos Prodigy para remisturar o seu classico 'Smack My Bitch', que juntamente com a remistura de Pendulum de 'Voodoo People' se tornou um enorme sucesso. Já este ano volta a remisturar os Prodigy, desta vez 'Take Me To The Hospital' um dos singles do ultimo 'Invaders Must Die'. Para acabar em beleza o ano Sub Focus lança agora o seu aguardado album de estreia , que conta com este 'Rock It' como primeiro single. O resto do album é um bom trabalho, que oscila entre o drum & bass energico tipico do produtor e algumas aproximações ao trabalho dos Pendulum, nomeadamente o uso de vozes e de estruturas mais rock para as musicas.

Olha, Mais Listas!

Começam agora a aparecer os tops de 2009. A Pitchfork, como sempre é exaustiva. Top dos 50 albuns e das 100! musicas. A conhecer entre hoje segunda e sexta. Hoje apenas as musicas do 100 ao 51. 51 para Antony, antes deles Health, Bat For Lashes, Atlas Sound ou XX que devem voltar a aparecer mais para cima. Sexta então o final do top de albuns. Estou curioso. Os 'Favoritos' serão os meus adorados Animal Collective com a obra-prima absoluta que é 'Merryweather Post Pavillion'. Mas pode haver surpresas...
Na Uncut e na Mojo, as duas inglesas, não houve duvidas : foram eles!
E já agora para o top das musicas e que me perdoem os XX com 'VCR' e 'Crystalised', fica a minha sugestão :

Bancada SuperBock : Jornada 13

Mais uma vitoria, justa e clara. Rotação da equipa, sem problemas. Vamos à Luz atras mas muito mais tranquilos. Ainda bem. Venham eles.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

Caridade...

...Os Portishead disponibilizaram uma nova faixa, de seu nome 'Chase the Tear', para ajudar a Aministia Internacional. Neste caso, explicou a banda, a palavra tear refere-se ao acto de rasgar e não a lagrima. Obrigado malta e pela musica tambem. Eu gostei muito, pessoalmente. E se por acaso restassem algumas duvidas penso que esta musica acaba com elas : estes são uns Portishaead totalmente diferentes da banda de canções 'bonitas' da decada de '90. Estes parece que se interessam mais pelo kraut-rock de uns Neu!, Can ou Kraftwerk e pelo uso de novas abordagens sonicas. Uma boa maneira de continuarem a ser pertinentes sem se tornarem repetitivos. Não é para todos. Que o digam os Morcheeba e os Air por exemplo, que surgiram na mesma altura e parecem estagnados. Que tal uma pausa de dez anos como estes senhores? Venha lá esse 4º album...

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Bancada SuperBock : Assim Vale a Pena...

3-0 em Madrid não é um resultado qualquer. Muito bom jogo, grande, grande golo de Hulk, parece que se da bem com aquele estadio...Muito bem tambem a Cristianice, sempre a facturar. Saudades de Lucho mesmo ao ver aquele penalty falhado. Tanta classe desperdiçada naquele Marselha de caceteiros...Pode ser que calhem aos vermelhos. Eles ou o Liverpool, a Juventus, o Atletico, o Wolfsburgo...

terça-feira, 8 de dezembro de 2009

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

O que alguns podem dizer...

Talvez agora que acabaram se possa outra vez dizer bem dos Oasis. 'Definitely Maybe' e '(What's the Story) Morning Glory' são dois belos albuns e este 'Some Might Say', do segundo, um dos meus singles rock preferidos dos 90.
Mas sim, eu tambem preferia os Blur.

The End Is Coming

Está mais perto o inicio da sexta e...ultima serie de Lost. Agora já há data marcada. Quinta-Feira, dia 2 de Fevereiro de 2010.



Antes há uma serie de web-episodios, curtos, para de novo nos lembrar e preparar para esta serie fascinante.



No total são 8, ficam aqui os 4 primeiros : Origins, Happy Moments, The Numbers e The Others.



De novo os misterios da Dharma, da ilha, dos Outros, as viagens no tempo, as personagens preferidas de cada um.
Lembrar os que ficaram para trás : Charlie, Boone, Shanon, Mr. Ecko...

Aumento do Arquivo : Novembro

Cd :

Fabric by Magda
The Beatles - Help!
Missy Elliot - Miss...E, So Addictive
Moderat - Moderat
Matias Aguayo - Ay Ay Ay

Vinil :

The Beatles - The Beatles(White Album)
U2 - Zooropa
Primal Scream - Screamadelica
Animal Collective - Merrywether Post Pavillion
Arctic Monkeys - Cornerstone
Martyn / LD - 5 Years of Hyperdub 5.4
Matias Aguayo - Ay Ay Ay (Não, não comprei o vinil e o cd do mesmo album. Simplesmente na edição em vinil a Kompakt decidiu oferecer o cd. Support Vynil dizem eles e bem. Por cá continua-se a abusar no preço...Enfim...)

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Bancada SuperBock : Jornada 11

Não merece muitos comentarios...Vitoria merecida mas pouco brilhante. Mas estamos melhor, Varela está de volta e lá para baixo acabaram as goleadas...